Pular para o conteúdo

Sutilmente

novembro 26, 2009

Skank 

Composição: Samuel Rosa / Nando Reis
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
(…)
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
(…)
————————————————————-
    
     Esta letra maravilhosa exemplifica de forma simples o conceito de empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, uma poderosa ferramenta de efetiva liderança quando bem aplicada. Vamos analisar os versos sob esta ótica: todos temos momentos de tristeza, loucura, euforia e falta de lucidez, sem contanto perdermos nossas virtudes. A compreensão destes momentos difíceis e o oferecimento de “continência”- que podemos traduzir em dar a segurança necessária ao outro para que possa exprimir suas fragilidades sentindo-se protegido, para depois ressurgir mais forte, nos faz verdadeiros líderes. Todo líder efetivo tem o dever de servir seus liderados, ajudando-os a se tornarem pessoas melhores, acreditando nos seus potenciais e os apoiando nas dificuldades que enfrentarão durante seu desenvolvimento. Todo crescimento gera dor porque afloram fraquezas que precisamos enfrentar para superar. Quem não sofre, não cresce, mas não precisamos sofrer sozinhos quando temos o apoio de um verdadeiro líder. E quando fala da morte na letra, podemos pensar em um afastamento do liderado para galgar patamares mais elevados, porém sem perder a gratidão e afeto de tudo que recebeu de seu líder, e por isto eternamente respeitoso guardará na mente e coração a admiração construída por tudo o que recebeu durante o processo de interação.
     Quantas pessoas você conhece que apontam o tempo inteiro os defeitos dos outros? Milhares, talvez… E quantas conhece que compreendem que as dificuldades são naturais e existem para serem superadas com a ajuda das virtudes que todos temos? Pense nisto, pois esta compreensão garantirá uma liderança efetiva e servidora na sua vida profissional e pessoal, e não existe maior gratificação do que participar do processo de crescimento de alguém… É uma conquista que não tem preço.
No comments yet

Deixe um comentário