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MPR – Máximas Pessoais Rodriguianas – A vida como ela é…

agosto 29, 2009

1) Não interessa quanto custa e sim quanto sobra

Este princípio nos diz que a eficácia da aplicação dos recursos é a questão mais importante a ser considerada na escolha das contratações e investimentos de uma empresa quando se quer o maior retorno possível com o capital investido.

Eficácia é fazer o que tem e pode ser feito para atingir um objetivo, portanto possui vinculo direto com o resultado. Uma contratação que custe R$ 10.000,00 e deixe um resultado de R$ 50.000,00 para o contratante, é mais eficaz do que optar por outra de R$ 5.000,00 e que traga um retorno de R$ 10.000,00, pois olhando por esta perspectiva, retorna R$ 40.000 no primeiro caso e, no segundo R$ 5.000. É uma mudança de ótica para o foco no resultado – que é o princípio da eficácia – e não no processo (que seria a mera comparação dos investimentos). Devemos usar este princípio quando contratamos e também quando vendermos nossos serviços, pois é um consistente argumento de venda, desde que devidamente embasado.

2) Toda a empresa é a cara do dono

Este princípio resume o conceito de cultura organizacional. O autor L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis” coloca que a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais aceitos e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. E quem define este sistema de comportamentos, especialmente os valores da organização? Seu dono. E o que é importante nestes valores passa a ser o padrão de comportamento esperado como aceitável nos indivíduos que compõe a organização, inclusive na criação dos sistemas de recompensas por seus desempenhos.

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